domingo, 23 de junho de 2013

Maioridade Penal (Atualidade).Maioridade Penal, Zoinho e a Guerra no Centro


Maioridade Penal, Zoinho e a Guerra no Centro

Maioridade Penal é um assunto que tem sido muito debatido… Opa… não, não tem sido debatido, tem sido “gritado”, “regurgitado” e servido de válvula de escape para nós que sofremos e ou assistimos à violência de modo indignado.
O tema possui várias vertentes, opiniões e até mesmo ignorâncias.
A história não começa quando você nasce
Embora polêmico, o assunto não tem sido debatido de forma correta. De forma séria, com estudos, propostas, teses e antítese. Simplesmente, tem se gritado e se revoltado apenas.
É importante sim discutir se devemos ou não reduzir a maioridade penal, mas é importante também entender este processo, o porque chegamos nisso.
Não devemos defender bandido, mas também não podemos rotular todo mundo.
É importante uma discussão ampla, com calma, com seriedade para que não se repita em nosso país, o que tem acontecido nas últimas centenas de anos: ações precipitadas e burras.
A foto acima é de Evandro Monteiro (a reprodução acima tem como único objetivo divulgar o assunto de interesse educativo. O link para uma das páginas encontradas do fotógrafo se encontra neste site com o a intenção de sinalizar a devida referência para não incorrermos em injustiças com o trabalho do mesmo) ganhador do prêmio ESSO 2005.
Nesta foto, podemos observar uma situação inusitada na qual uma criança “enfrenta” os policiais.
Cabe a quem analisar os motivos e as circunstâncias deste enfrentamento?
Seria algo ensinado a essa criança ou poderíamos deduzir que a mesma deduziu a situação que se encontra inserido, que compreendera o contexto social do qual faz parte?
Perguntas como essas deveriam ser levadas em conta quando pensamos na maioridade penal.
Os direitos humanos levam em consideração a história apenas do pobre, para defendê-los? Será que eles esquecem que a sociedade como um todo não possui consciência exata de seu papel para mudar os rumos destas realidades?
Direitos Humanos
É importante contextualizar essas situações com o contexto da:
• Urbanização
• Capitalismo
• Exploração
• Revolução Indústrial
• Políticas públicas
Defendemos o debate! Acima de tudo o debate, para que não incorramos no “linchamento” de inocentes e nem deixemos outros inocentes nas mãos da impunidade.
Desenvolvido por: Equipe CMED

Nenhum comentário: