domingo, 31 de março de 2013

Resolução de Exercícios (fuso horario, agricultura e migrações)



1 – Descreva as duas grandes áreas agropecuárias brasileiras.
a) Sul, Sudeste e Centro-Oeste: é caracterizada por ser de alta produtividade com o uso de tecnologia e alto grau de mecanização.

O Centro-Oeste é caracterizado pelas menores taxas de ocupação por hectare, o que indica a região como exemplo mais extremo e intenso do agronegócio no país.

A Região Sul conta com uma série de fatores que contribuem para uma alta produtividade agropecuária, dentre elas os solos são férteis e as chuvas regulares durante o ano.
se destacam a produção da cana-de-açúcar, do café, do algodão e da laranja. A existência de um setor agrícola forte nessa região deve-se à vastos solos férteis presentes nesta região.

O Sudeste é responsável pela maior parte da produção de cana-de-açúcar do país, concentrada na Baixada Fluminense, localizada na Zona da Mata mineira e no estado de São Paulo. A maior parte da produção de laranjas é destinada à industrialização e exportação de suco, na qual é realizada principalmente no estado de São Paulo, que responde por 80% do total nacional.

b) Norte e Nordeste:
Monocultura, baixo uso de tecnologia.


4 – O que é a Aquicultura?
É a produção de organismos aquáticos, como a criação de peixes, moluscos, crustáceos, anfíbios e o cultivo de plantas aquáticas para uso do homem.
5 – O que é a Silvicultura?
A Silvicultura se ocupa das atividades ligadas ao cultivo das árvores.

6 - A área conhecida como "de colonização" no Rio Grande do Sul, é caracterizada pela existência de pequenas propriedades cuidadas por colonos europeus e seus descendentes, que se dedicaram a um tipo especial de cultivo, que logo deu origem a pequenas "cantinas" que passaram a industrializar a produção agrícola. Devido à grande aceitação do produto, a matéria-prima passou a ser produzida, também, em grandes propriedades monocultoras. Várias empresas, inclusive multinacionais, vêm-se instalando na região e, além de abastecerem o mercado interno brasileiro, têm atendido, também, à exportação.
Assinale a alternativa que contém o principal tipo de imigrante e o tipo de cultivo que originou a indústria típica da área.
a) Italiano e chá mate.
b) Alemão e malte.
c) Italiano e suco de laranja.
d) Alemão e cevada.
e) Italiano e uva

7 – Assinale a alternativa ERRADA sobre a agropecuária brasileira:
a) A cultura da cana-de-açúcar em São Paulo suplantou a Nordestina por apresentar melhores condições estruturais.
b) A Região Norte tem a menor participação na agricultura do país.
c) O milho, embora cultivado em todo o país, destaca-se no Nordeste onde é associado à suinocultura.
d) Na Zona da Mata Mineira o principal produto agrícola é o café.
e) O cultivo da laranja está em expansão devido à sua ligação com a indústria e com o mercado norte-americano.

8 – Nos últimos 15 anos, por diferentes razões, certos produtos agrícolas tiveram, no Brasil, um grande aumento em sua área cultivada. Os maiores aumentos ocorreram com:
a) cana-de-açúcar, soja e laranja.
b) milho, arroz e feijão.
c) milho, arroz e laranja.
d) cana-de-açúcar, milho e arroz.
e) cana-de-açúcar, mandioca e feijão.

9 – Embora a pecuária seja a atividade econômica dominante no Sertão, realiza-se também o cultivo de:
a) Laranja.
b) Algodão.
c) Café.
d) Cacau.
e) Hortaliças.

10 – Produto que desbravou o interior de São Paulo, vindo do vale do Paraíba, trata-se:
a) laranja.
b) milho.
c) café.
d) algodão.
e) soja.


1 - Defina os seguintes termos:
a) Canevá
O canevá de restituição é o conjunto de pontos determinados no terreno e identificados com o modelo estereoscópico, a de orientá-lo.

b) Curvas de nível: é uma maneira de se representar graficamente as irregularidades, ou o relevo, de um terreno.

c) Escalas:
A escala gráfica é representada por um pequeno segmento de reta graduado, sobre o qual está estabelecida diretamente a relação entre as distâncias no mapa, indicadas a cada trecho deste segmento, e a distância real de um território

2 - Num mapa do Rio Grande do Sul cuja escala é 1:750.000, a distância entre duas cidades é de 5 cm. Qual é a distância real entre as duas cidades?
750.000cm
=7500m
= 7,5km
= 7.5 X 5cm
37.5km

3 - Considerando que a distância entre dois pontos em um mapa de escala 1:1.550.000 é de 10cm, a distância real entre eles é igual a:
1.550.000cm
= 1.550m
= 1,550km
=1,550 X 10
= 15,500 km

4- A distância real entre São Francisco e Nova York é de 4.200km. A distância sobre a carta é de 105mm. Com base nestes dados, assinale a alternativa que indica corretamente a escala deste mapa.


a) 1 : 400.000
b) 1 : 4200.000
c) 1 : 10.500.000
d) 1 : 40.000.000
e) 1 : 105.000.000


GEOGRAFIA GERAL- MIGRAÇÂO
1- (MACKENZIE) – Flagrantes mostram roupas da ZARA sendo fabricadas por escravos
“O quadro encontrado pelos agentes do poder público, e acompanhado pela Repórter Brasil, incluía contratações completamente ilegais, trabalho infantil, condições degradantes, jornadas exaustivas de até 16h diárias e cerceamento de liberdade (seja pela cobrança e desconto irregular de dívidas dos salários, o truck system, seja pela proibição de deixar o local de trabalho sem prévia autorização). Apesar do clima de medo entre as vítimas, um dos trabalhadores explorados confirmou que só conseguia sair da casa com a autorização do dono da oficina, só concedida em casos urgentes, como quando levou seu filho ao médico (...)
As vítimas libertadas pela fiscalização foram aliciadas a Bolívia e no Peru. (...) Em busca de melhores condições de vida, deixam os seus países rumo ao “sonho brasileiro”.
HTTP://noticias.uol.com.br
O conteúdo da reportagem tem relação com a questão do trabalho no mundo contemporâneo e:

a) Ocorre apenas em países subdesenvolvidos, fato que justifica a opção de instalação da empresa mencionada no Brasil.
b) Caracteriza a exploração de trabalhadores em condições desumanas, seja em países ricos ou pobres, no que se convencionou chamar de “precarização do trabalho”.
c) Tem se tornado cada vez menos frequente, pois o processo de Globalização tem permitido o combate desse fenômeno em todos os países do mundo.
d) Não ocorre na Europa e na América do Norte, regiões onde os imigrantes são tratados segundo o respeito às leis trabalhistas, em países cujos governos igualam o tratamento entre trabalhadores nativos e estrangeiros.
e) Envolve apenas trabalhadores estrangeiros em áreas urbanas do Brasil, não se verificando condições desse tipo de superexploração do trabalho nas áreas rurais.

2- (UFMT) – Neste país, aproximadamente 30% dos filhos de estrangeiros são descendentes de um determinado grupo de imigrantes, somando mais de sete milhões de pessoas. Eles já são a metade de todos os imigrantes ilegais. Talvez por isso, a violência, o abandono e a perseguição aguardam os que ainda tentam entrar pelos quase 4 mil quilômetros de fronteiras.
O texto aborda a situação atual dos imigrantes:

a) Turcos na Alemanha
b) Mexicanos nos Estados Unidos
c) Brasileiros em Portugal
d) Argelinos na França
e) Paquistaneses na Inglaterra

3- (ESPM) Observe a matéria: Itamaraty pede explicações sobre maus tratos a brasileira idosa
Brasil começará a aplicar medidas de reciprocidade. O Itamaraty reiterou o pedido de explicações pelo tratamento dispensado à aposentada Dionísia Rosa da Silva, de 77 anos, barrada o Aeroporto, ao tentar entrar no País. Ela teria ficado três dias retida no aeroporto por não ter uma carta-convite, exigência aos brasileiros que chegam ao país para se hospedar na de familiares e amigos.
Dionísia foi deportada e voltou ao Brasil na última sexta-feira.
Fonte: (Folha de São Paulo 13-03-12)
a) Espanha
b) Argentina
c) Estados Unidos
d) Cuba
e) França

4- (UFG) – As migrações atuais de trabalhadores oriundos dos países pobres em direção aos países ricos têm como causas:
a) A desigual densidade demográfica nos países pobres e a boa qualidade de vida dos países ricos.
b) O desemprego estrutural nos países pobres e a alta produtividade tecnológica dos países ricos.
c) A competição pelo mercado de trabalho nos países pobres e o aumento do trabalho informal nos países ricos.
d) O crescimento de conflitos sociais, no campo, nos países pobres e a estabilidade econômica os países ricos.
e) A crise fiscal os países pobres e o interesse dos países ricos pelos salários baixos do migrante.
5- (PUC) – Os países formadores da América Anglo-Saxônica e da Europa Ocidental ainda atraem um considerável contingente migratório, formado principalmente por grupos de:
a) Islâmicos, principalmente da Turquia, os quais fogem das perseguições realizadas por grupos favoráveis a um Estado laico.
b) Sul-americanos e japoneses, que, por sua inserção no mundo globalizado, facilitam o movimento demográfico de empresários e de mão de obra especializada para trabalhar em empresas transnacionais.
c) Populações pobres da África, Ásia e América Latina, as quais, na falta de melhores oportunidades de trabalho, correm riscos, vivendo, muitas vezes, na clandestinidade.
d) Subsaarianos, que fogem das epidemias de AIDS e de outras doenças sexualmente transmissíveis, sendo facilmente incorporados pelo mercado de trabalho.
e) Europeus orientais, que procuram oportunidades de trabalho e também asilo político, fugindo das perseguições de grupos associados ao crime organizado que assumiram o comando das ex-repúblicas soviéticas, após a dissolução da URSS.
GABARITO: 1b 2b 3a 4e 5c


1. A cidade de São Paulo está situada no fuso horário 45° Oeste. Quando em São Paulo forem 7 horas, que horas serão numa cidade localizada no fuso 120° Leste?
São Paulo= -3 (7horas)
Cidade X= 120L+8
-3 -2 -1 0 +1 +2 +3 +4 +5 +6 +7 +8
7h 8h 9h 10h 11h 12h 13h 14h 15h 16h 17h 18h

2. Um avião parte de Curitiba 45° W, às 10 horas, com destino a uma cidade que se localiza ao 4º fuso a leste GMT. O tempo de viagem é de 7 horas. Que horas serão no local quando o avião chegar?
Curitiba= 45° W (-3)=10h
Cidade X= 4º fuso
Tempo de viajem= 7 horas
-3 -2 -1 0 +1 +2 +3 +4 +5 +6 +7 +8
10h 11h 12h 13h 14h 15h 16h 17h 15h 16h 17h 18h
Cidade X= 17h +7horas de voo
= meia noite

3. Considere que um avião supersônico sai da cidade de Tóquio às 5 h da manhã de um sábado com direção à cidade de Manaus - AM. A duração do voo é de sete horas e a diferença de fuso horário de uma cidade a outra é de onze horas. Calcule a hora e o dia da chegada em Manaus.
Tóquio= 5 da manhã.
Diferença de 11horas.
Manaus= 18h
Duração do voo= 7horas.


1hora da manhã de sábado, horário de Manaus e 12h em Tóquio.

4. Um avião decolou do aeroporto da cidade A (120°W) às 7 horas com destino à cidade B (75°W). O vôo tem duração de oito horas. Que horas serão na cidade B quando o avião pousar?
Cidade A= 120°W = -8 (7 horas)
Cidade B= 75°W= -5
Duração do voo= 8 horas.
-8 -7 -6 -5
7h 6h 5h 4h
4h + 8h(voo)= 12h

5. Nossa viagem começa no Aeroporto Internacional de Guarulhos/SP. A saída será 30-11-96 às 21:00 rumo à Roma, "a Cidade Eterna", que fica no fuso horário a 60° LESTE de São Paulo. A duração da viagem será de 12:00 HORAS. Calcule A HORA E DIA DA GHEGADA usando TODOS os dados da viagem:
Guarulhos= 21h
Roma= 60° LESTE de SP = 01h do dia 01-12-96
+ 12 horas de voo= 13:00 dia 01-12-96.
a) 37:00 dia 30-11-96
b) 13:00 dia 01-12-96
c) 07:00 dia 01-12-96
d) 05:00 dia 01-12-96
e) 09:00 dia 30-11-96



6. Um grupo de professores partiu de Brasília às 05 horas, rumo à cidade de São Francisco, nos Estados Unidos. Sabendo-se que a diferença entre as duas cidades é de 05 fusos horários e que o voo durou 08 horas. Qual a hora que os professores chegaram a São Francisco?
PARTIDA: 5H
DIFERENÇA DE HORAS: 5 FUSOS
OBS: A CIDADE DE SÃO FRANCISCO ESTA LOCALIZADA A OESTE DE BRASÍLIA OU SEJA, AS HORAS NESTE CASO DIMINUEM.
TEMPO DA VIAGEM: 08H
5h partida -5(fuso) = 0+8h (tempo da viagem) = 11h
FAÇA ESTE CALCULO: 0H-5=0H+08H=8H

7. Considerando o horário de verão e as mudanças efetuadas no fuso horário brasileiro.
CITE a que horas um amazonense chegaria a Belo Horizonte, caso saísse de avião de seu estado às 19 horas com um tempo de viagem de 4 horas e EXPLIQUE como você chegou a esse cálculo.
Ele chegaria à 1 hora do dia seguinte. Quando ele sair do Amazonas às 19 horas já serão 21 horas em Belo Horizonte, pois com o horário de verão os relógios são adiantados nos estados da Região Sudeste, Sul e parte do Centro-Oeste. Sendo assim, 21 horas, com o acréscimo das 4 horas de viagem, ele chegará a 1 hora do dia seguinte.
8. Se os relógios de moradores de uma cidade localizada a 56° Norte e 11° Leste estão marcando 14 horas, que hora solar verdadeira será nesta cidade?

Nenhum comentário: