segunda-feira, 9 de abril de 2012

Produção Globo Terrestre (Atividade extra)

Caros alunos e internautas,
Segue uma proposta de produção de um globo terrestre para melhor compreender a cartografia.

MATERIAL NECESSÁRIO

Fotocópia do molde do planisfério ampliada em 300%. Este aqui


Bola de isopor de 10 cm


• Canetas hidrocor ou lápis de várias cores

• Fita dupla face

• Tesoura

• 2 alfinetes

• Palito de dentes

• Tampa de plástico de 5 cm de diâmetro

• Prego

• Isqueiro

1. Pintar e recortar
Pinte o mapa. Cada continente deve ser colorido com uma cor diferente. Depois, cole fita dupla face em todo o verso do mapa no sentido horizontal. Recorte os "gomos" e mantenha-os na ordem.


2. Primeiro "gomo"
Espete um alfinete na parte superior e outro na inferior da bola. Eles servirão de orientação na montagem. Retire a proteção de toda a fita dupla face do primeiro "gomo". Cole a ponta junto a um dos alfinetes, estique o papel e fixe a outra extremidade no alfinete de baixo.


3. Equador vira guia
Os demais "gomos" deverão ser colados, um rente ao outro. A emenda central da bola de isopor pode servir de guia para você. Ela deve coincidir com a linha do Equador. Na hora de colar o segundo "gomo", retire a proteção da fita adesiva somente da parte central, que vai do trópico de Câncer ao de Capricórnio. Repita o procedimento com as demais partes, mantendo-as sempre na ordem. Deixe para fixar as extremidades superiores e inferiores por último. Dessa maneira, você reduz a formação de rugas no papel.


4. Por fim, a base
Depois de coladas todas as partes, retire os alfinetes. Esquente o prego na chama do isqueiro e com ele fure a tampa que servirá de base (lembre-se: ao produzir o globo com a turma, o isqueiro fica somente com você).Espete o palito de dentes no furo e na bola de isopor. Se necessário, envolva o palito com fita adesiva transparente para ajudar na sustentação.

Algumas produções dos meus alunos




Alunos do Colégio Ambiental- Campo Grande-MS
Fonte: http://revistaescola.abril.com.br/geografia/fundamentos/todo-mundo-seu-globo-426735.shtml

Nenhum comentário: