domingo, 31 de março de 2013

Resolução de Exercícios (fuso horario, agricultura e migrações)



1 – Descreva as duas grandes áreas agropecuárias brasileiras.
a) Sul, Sudeste e Centro-Oeste: é caracterizada por ser de alta produtividade com o uso de tecnologia e alto grau de mecanização.

O Centro-Oeste é caracterizado pelas menores taxas de ocupação por hectare, o que indica a região como exemplo mais extremo e intenso do agronegócio no país.

A Região Sul conta com uma série de fatores que contribuem para uma alta produtividade agropecuária, dentre elas os solos são férteis e as chuvas regulares durante o ano.
se destacam a produção da cana-de-açúcar, do café, do algodão e da laranja. A existência de um setor agrícola forte nessa região deve-se à vastos solos férteis presentes nesta região.

O Sudeste é responsável pela maior parte da produção de cana-de-açúcar do país, concentrada na Baixada Fluminense, localizada na Zona da Mata mineira e no estado de São Paulo. A maior parte da produção de laranjas é destinada à industrialização e exportação de suco, na qual é realizada principalmente no estado de São Paulo, que responde por 80% do total nacional.

b) Norte e Nordeste:
Monocultura, baixo uso de tecnologia.


4 – O que é a Aquicultura?
É a produção de organismos aquáticos, como a criação de peixes, moluscos, crustáceos, anfíbios e o cultivo de plantas aquáticas para uso do homem.
5 – O que é a Silvicultura?
A Silvicultura se ocupa das atividades ligadas ao cultivo das árvores.

6 - A área conhecida como "de colonização" no Rio Grande do Sul, é caracterizada pela existência de pequenas propriedades cuidadas por colonos europeus e seus descendentes, que se dedicaram a um tipo especial de cultivo, que logo deu origem a pequenas "cantinas" que passaram a industrializar a produção agrícola. Devido à grande aceitação do produto, a matéria-prima passou a ser produzida, também, em grandes propriedades monocultoras. Várias empresas, inclusive multinacionais, vêm-se instalando na região e, além de abastecerem o mercado interno brasileiro, têm atendido, também, à exportação.
Assinale a alternativa que contém o principal tipo de imigrante e o tipo de cultivo que originou a indústria típica da área.
a) Italiano e chá mate.
b) Alemão e malte.
c) Italiano e suco de laranja.
d) Alemão e cevada.
e) Italiano e uva

7 – Assinale a alternativa ERRADA sobre a agropecuária brasileira:
a) A cultura da cana-de-açúcar em São Paulo suplantou a Nordestina por apresentar melhores condições estruturais.
b) A Região Norte tem a menor participação na agricultura do país.
c) O milho, embora cultivado em todo o país, destaca-se no Nordeste onde é associado à suinocultura.
d) Na Zona da Mata Mineira o principal produto agrícola é o café.
e) O cultivo da laranja está em expansão devido à sua ligação com a indústria e com o mercado norte-americano.

8 – Nos últimos 15 anos, por diferentes razões, certos produtos agrícolas tiveram, no Brasil, um grande aumento em sua área cultivada. Os maiores aumentos ocorreram com:
a) cana-de-açúcar, soja e laranja.
b) milho, arroz e feijão.
c) milho, arroz e laranja.
d) cana-de-açúcar, milho e arroz.
e) cana-de-açúcar, mandioca e feijão.

9 – Embora a pecuária seja a atividade econômica dominante no Sertão, realiza-se também o cultivo de:
a) Laranja.
b) Algodão.
c) Café.
d) Cacau.
e) Hortaliças.

10 – Produto que desbravou o interior de São Paulo, vindo do vale do Paraíba, trata-se:
a) laranja.
b) milho.
c) café.
d) algodão.
e) soja.


1 - Defina os seguintes termos:
a) Canevá
O canevá de restituição é o conjunto de pontos determinados no terreno e identificados com o modelo estereoscópico, a de orientá-lo.

b) Curvas de nível: é uma maneira de se representar graficamente as irregularidades, ou o relevo, de um terreno.

c) Escalas:
A escala gráfica é representada por um pequeno segmento de reta graduado, sobre o qual está estabelecida diretamente a relação entre as distâncias no mapa, indicadas a cada trecho deste segmento, e a distância real de um território

2 - Num mapa do Rio Grande do Sul cuja escala é 1:750.000, a distância entre duas cidades é de 5 cm. Qual é a distância real entre as duas cidades?
750.000cm
=7500m
= 7,5km
= 7.5 X 5cm
37.5km

3 - Considerando que a distância entre dois pontos em um mapa de escala 1:1.550.000 é de 10cm, a distância real entre eles é igual a:
1.550.000cm
= 1.550m
= 1,550km
=1,550 X 10
= 15,500 km

4- A distância real entre São Francisco e Nova York é de 4.200km. A distância sobre a carta é de 105mm. Com base nestes dados, assinale a alternativa que indica corretamente a escala deste mapa.


a) 1 : 400.000
b) 1 : 4200.000
c) 1 : 10.500.000
d) 1 : 40.000.000
e) 1 : 105.000.000


GEOGRAFIA GERAL- MIGRAÇÂO
1- (MACKENZIE) – Flagrantes mostram roupas da ZARA sendo fabricadas por escravos
“O quadro encontrado pelos agentes do poder público, e acompanhado pela Repórter Brasil, incluía contratações completamente ilegais, trabalho infantil, condições degradantes, jornadas exaustivas de até 16h diárias e cerceamento de liberdade (seja pela cobrança e desconto irregular de dívidas dos salários, o truck system, seja pela proibição de deixar o local de trabalho sem prévia autorização). Apesar do clima de medo entre as vítimas, um dos trabalhadores explorados confirmou que só conseguia sair da casa com a autorização do dono da oficina, só concedida em casos urgentes, como quando levou seu filho ao médico (...)
As vítimas libertadas pela fiscalização foram aliciadas a Bolívia e no Peru. (...) Em busca de melhores condições de vida, deixam os seus países rumo ao “sonho brasileiro”.
HTTP://noticias.uol.com.br
O conteúdo da reportagem tem relação com a questão do trabalho no mundo contemporâneo e:

a) Ocorre apenas em países subdesenvolvidos, fato que justifica a opção de instalação da empresa mencionada no Brasil.
b) Caracteriza a exploração de trabalhadores em condições desumanas, seja em países ricos ou pobres, no que se convencionou chamar de “precarização do trabalho”.
c) Tem se tornado cada vez menos frequente, pois o processo de Globalização tem permitido o combate desse fenômeno em todos os países do mundo.
d) Não ocorre na Europa e na América do Norte, regiões onde os imigrantes são tratados segundo o respeito às leis trabalhistas, em países cujos governos igualam o tratamento entre trabalhadores nativos e estrangeiros.
e) Envolve apenas trabalhadores estrangeiros em áreas urbanas do Brasil, não se verificando condições desse tipo de superexploração do trabalho nas áreas rurais.

2- (UFMT) – Neste país, aproximadamente 30% dos filhos de estrangeiros são descendentes de um determinado grupo de imigrantes, somando mais de sete milhões de pessoas. Eles já são a metade de todos os imigrantes ilegais. Talvez por isso, a violência, o abandono e a perseguição aguardam os que ainda tentam entrar pelos quase 4 mil quilômetros de fronteiras.
O texto aborda a situação atual dos imigrantes:

a) Turcos na Alemanha
b) Mexicanos nos Estados Unidos
c) Brasileiros em Portugal
d) Argelinos na França
e) Paquistaneses na Inglaterra

3- (ESPM) Observe a matéria: Itamaraty pede explicações sobre maus tratos a brasileira idosa
Brasil começará a aplicar medidas de reciprocidade. O Itamaraty reiterou o pedido de explicações pelo tratamento dispensado à aposentada Dionísia Rosa da Silva, de 77 anos, barrada o Aeroporto, ao tentar entrar no País. Ela teria ficado três dias retida no aeroporto por não ter uma carta-convite, exigência aos brasileiros que chegam ao país para se hospedar na de familiares e amigos.
Dionísia foi deportada e voltou ao Brasil na última sexta-feira.
Fonte: (Folha de São Paulo 13-03-12)
a) Espanha
b) Argentina
c) Estados Unidos
d) Cuba
e) França

4- (UFG) – As migrações atuais de trabalhadores oriundos dos países pobres em direção aos países ricos têm como causas:
a) A desigual densidade demográfica nos países pobres e a boa qualidade de vida dos países ricos.
b) O desemprego estrutural nos países pobres e a alta produtividade tecnológica dos países ricos.
c) A competição pelo mercado de trabalho nos países pobres e o aumento do trabalho informal nos países ricos.
d) O crescimento de conflitos sociais, no campo, nos países pobres e a estabilidade econômica os países ricos.
e) A crise fiscal os países pobres e o interesse dos países ricos pelos salários baixos do migrante.
5- (PUC) – Os países formadores da América Anglo-Saxônica e da Europa Ocidental ainda atraem um considerável contingente migratório, formado principalmente por grupos de:
a) Islâmicos, principalmente da Turquia, os quais fogem das perseguições realizadas por grupos favoráveis a um Estado laico.
b) Sul-americanos e japoneses, que, por sua inserção no mundo globalizado, facilitam o movimento demográfico de empresários e de mão de obra especializada para trabalhar em empresas transnacionais.
c) Populações pobres da África, Ásia e América Latina, as quais, na falta de melhores oportunidades de trabalho, correm riscos, vivendo, muitas vezes, na clandestinidade.
d) Subsaarianos, que fogem das epidemias de AIDS e de outras doenças sexualmente transmissíveis, sendo facilmente incorporados pelo mercado de trabalho.
e) Europeus orientais, que procuram oportunidades de trabalho e também asilo político, fugindo das perseguições de grupos associados ao crime organizado que assumiram o comando das ex-repúblicas soviéticas, após a dissolução da URSS.
GABARITO: 1b 2b 3a 4e 5c


1. A cidade de São Paulo está situada no fuso horário 45° Oeste. Quando em São Paulo forem 7 horas, que horas serão numa cidade localizada no fuso 120° Leste?
São Paulo= -3 (7horas)
Cidade X= 120L+8
-3 -2 -1 0 +1 +2 +3 +4 +5 +6 +7 +8
7h 8h 9h 10h 11h 12h 13h 14h 15h 16h 17h 18h

2. Um avião parte de Curitiba 45° W, às 10 horas, com destino a uma cidade que se localiza ao 4º fuso a leste GMT. O tempo de viagem é de 7 horas. Que horas serão no local quando o avião chegar?
Curitiba= 45° W (-3)=10h
Cidade X= 4º fuso
Tempo de viajem= 7 horas
-3 -2 -1 0 +1 +2 +3 +4 +5 +6 +7 +8
10h 11h 12h 13h 14h 15h 16h 17h 15h 16h 17h 18h
Cidade X= 17h +7horas de voo
= meia noite

3. Considere que um avião supersônico sai da cidade de Tóquio às 5 h da manhã de um sábado com direção à cidade de Manaus - AM. A duração do voo é de sete horas e a diferença de fuso horário de uma cidade a outra é de onze horas. Calcule a hora e o dia da chegada em Manaus.
Tóquio= 5 da manhã.
Diferença de 11horas.
Manaus= 18h
Duração do voo= 7horas.


1hora da manhã de sábado, horário de Manaus e 12h em Tóquio.

4. Um avião decolou do aeroporto da cidade A (120°W) às 7 horas com destino à cidade B (75°W). O vôo tem duração de oito horas. Que horas serão na cidade B quando o avião pousar?
Cidade A= 120°W = -8 (7 horas)
Cidade B= 75°W= -5
Duração do voo= 8 horas.
-8 -7 -6 -5
7h 6h 5h 4h
4h + 8h(voo)= 12h

5. Nossa viagem começa no Aeroporto Internacional de Guarulhos/SP. A saída será 30-11-96 às 21:00 rumo à Roma, "a Cidade Eterna", que fica no fuso horário a 60° LESTE de São Paulo. A duração da viagem será de 12:00 HORAS. Calcule A HORA E DIA DA GHEGADA usando TODOS os dados da viagem:
Guarulhos= 21h
Roma= 60° LESTE de SP = 01h do dia 01-12-96
+ 12 horas de voo= 13:00 dia 01-12-96.
a) 37:00 dia 30-11-96
b) 13:00 dia 01-12-96
c) 07:00 dia 01-12-96
d) 05:00 dia 01-12-96
e) 09:00 dia 30-11-96



6. Um grupo de professores partiu de Brasília às 05 horas, rumo à cidade de São Francisco, nos Estados Unidos. Sabendo-se que a diferença entre as duas cidades é de 05 fusos horários e que o voo durou 08 horas. Qual a hora que os professores chegaram a São Francisco?
PARTIDA: 5H
DIFERENÇA DE HORAS: 5 FUSOS
OBS: A CIDADE DE SÃO FRANCISCO ESTA LOCALIZADA A OESTE DE BRASÍLIA OU SEJA, AS HORAS NESTE CASO DIMINUEM.
TEMPO DA VIAGEM: 08H
5h partida -5(fuso) = 0+8h (tempo da viagem) = 11h
FAÇA ESTE CALCULO: 0H-5=0H+08H=8H

7. Considerando o horário de verão e as mudanças efetuadas no fuso horário brasileiro.
CITE a que horas um amazonense chegaria a Belo Horizonte, caso saísse de avião de seu estado às 19 horas com um tempo de viagem de 4 horas e EXPLIQUE como você chegou a esse cálculo.
Ele chegaria à 1 hora do dia seguinte. Quando ele sair do Amazonas às 19 horas já serão 21 horas em Belo Horizonte, pois com o horário de verão os relógios são adiantados nos estados da Região Sudeste, Sul e parte do Centro-Oeste. Sendo assim, 21 horas, com o acréscimo das 4 horas de viagem, ele chegará a 1 hora do dia seguinte.
8. Se os relógios de moradores de uma cidade localizada a 56° Norte e 11° Leste estão marcando 14 horas, que hora solar verdadeira será nesta cidade?

quarta-feira, 27 de março de 2013

Hora Certa - Horário Mundial - Fusos Horários - Relógio Mundial - Hora no Mundo

Hora Certa - Horário Mundial - Fusos Horários - Relógio Mundial - Hora no Mundo

Correção detalhada de exercícios sobre fuso horário


1. A cidade de São Paulo está situada no fuso horário 45° Oeste. Quando em São Paulo forem 7 horas, que horas serão numa cidade localizada no fuso 120° Leste?
São Paulo= -3 (7horas)
Cidade X= 120L(+8)
-3 -2 -1 0 +1 +2 +3 +4 +5 +6 +7 +8
7h 8h 9h 10h 11h 12h 13h 14h 15h 16h 17h 18h


2. Um avião parte de Curitiba 45° W, às 10 horas, com destino a uma cidade que se localiza ao 4º fuso a leste GMT. O tempo de viagem é de 7 horas. Que horas serão no local quando o avião chegar?
Curitiba= 45° W (-3)=10h
Cidade X= 4º fuso a leste= +4
Tempo de viajem= 7 horas
-3 -2 -1 0 +1 +2 +3 +4
10h 11h 12h 13h 14h 15h 16h 17h
Cidade X= 17h +7horas de voo
= meia noite

3. Considere que um avião supersônico sai da cidade de Tóquio às 5 h da manhã de um sábado com direção à cidade de Manaus - AM. A duração do voo é de sete horas e a diferença de fuso horário de uma cidade a outra é de onze horas. Calcule a hora e o dia da chegada em Manaus.
Tóquio= 5 da manhã.
Diferença de 11horas.
Manaus= 18h
Duração do voo= 7horas.
1hora da manhã de sábado, horário de Manaus e 12h em Tóquio.
4. Um avião decolou do aeroporto da cidade A (120°W) às 7 horas com destino à cidade B (75°W). O vôo tem duração de oito horas. Que horas serão na cidade B quando o avião pousar?
Cidade A= 120°W = -8 (7 horas)
Cidade B= 75°W= -5
Duração do voo= 8 horas.
-8 -7 -6 -5 -4 -3 -2 -1 0
7h 6h 5h 4h
4h + 8h(voo)= 12h.

5. Nossa viagem começa no Aeroporto Internacional de Guarulhos/SP. A saída será 30-11-96 às 21:00 rumo à Roma, "a Cidade Eterna", que fica no fuso horário a 60° LESTE de São Paulo. A duração da viagem será de 12:00 HORAS. Calcule A HORA E DIA DA GHEGADA usando TODOS os dados da viagem:
Guarulhos= 21h
Roma= 60° LESTE de SP = 01h do dia 01-12-96
+ 12 horas de voo= 13:00 dia 01-12-96.
a) 37:00 dia 30-11-96
b) 13:00 dia 01-12-96
c) 07:00 dia 01-12-96
d) 05:00 dia 01-12-96
e) 09:00 dia 30-11-96

6. Um grupo de professores partiu de Brasília às 05 horas, rumo à cidade de São Francisco, nos Estados Unidos. Sabendo-se que a diferença entre as duas cidades é de 05 fusos horários e que o voo durou 08 horas. Qual a hora que os professores chegaram a São Francisco?
Brasília= 05 horas 17h 16 15 14 13 12(S.F) + 8 horas de duração do voo = 20h
05 4 3 2 1 0(meia noite) +8 horas = 8horas.
Diferença de horas= 5 fusos, ou seja, 5horas.
São Francisco= -8h
7. Considerando o horário de verão e as mudanças efetuadas no fuso horário brasileiro.
CITE a que horas um amazonense chegaria a Belo Horizonte, caso saísse de avião de seu estado às 19 horas com um tempo de viagem de 4 horas e EXPLIQUE como você chegou a esse cálculo.
Ele chegaria à 1 hora do dia seguinte. Quando ele sair do Amazonas às 19 horas já serão 21 horas em Belo Horizonte, pois com o horário de verão os relógios são adiantados nos estados da Região Sudeste, Sul e parte do Centro-Oeste. Sendo assim, 21 horas, com o acréscimo das 4 horas de viagem, ele chegará a 1 hora do dia seguinte.

quarta-feira, 20 de março de 2013

A queda de um mito: salário mínimo x informalidade | Carta Capital

A queda de um mito: salário mínimo x informalidade | Carta Capital
A queda de um mito: salário mínimo x informalidade
84
No dia 1º de maio, comemora-se no Brasil o dia do Trabalhador, mas também é o dia da criação do salário mínimo. Em 1940, o presidente Getulio Vargas, em discurso no campo do Vasco da Gama, na cidade do Rio de Janeiro, anunciou a sua criação:

“…assinamos, hoje, um ato de incalculável alcance social e econômico: a lei que fixa o salário mínimo para todo o país. (…). À primeira vista, poderão pensar os menos avisados que a medida é prematura e unilateral, visto beneficiar, apenas, os trabalhadores assalariados. Tal, porém, não ocorre no plano do Governo. A elevação do nível de vida eleva, igualmente, a capacidade aquisitiva das populações e incrementa, por conseguinte, as indústrias, a agricultura e o comércio, que verão crescer o consumo geral e o volume da produção.”


Fontes: IPEA/IPCA/IBGE


A visão do Presidente Getulio Vargas não era que o salário mínimo seria um custo para os empresários, mas seria sim um elemento que impulsionaria a economia já que aumentaria o poder de compra da população.

Nos anos neoliberais (1995-2002), o salário mínimo foi considerado um custo para os empresários. Sendo um custo, estimularia a informalidade no mercado de trabalho, ou seja, trabalhadores seriam contratados sem a assinatura da carteira de trabalho. E, além disso, na condição de trabalhadores informais, não receberiam nem sequer o salário mínimo reajustado. Em documento oficial do Ministério da Fazenda do período Fernando Henrique Cardoso (disponível no site do Ministério), datado de 22 de março de 2000, avaliava-se que:

“…o aumento no valor do salário mínimo pode vir acompanhado de um aumento da informalidade e uma redução do grau de cobertura do salário mínimo, sem que se atinja, ao menos plenamente, o objetivo de promover um ganho real nos rendimentos dos trabalhadores com menor remuneração.”

Ainda assim, a recuperação do valor salário mínimo teve início no governo de FHC. Mas foi uma recuperação modesta porque consideravam, acima de tudo, que estariam aumentando custos empresariais. Diferentemente, o presidente Lula fez uma recuperação mais vigorosa do salário mínimo. A presidenta Dilma adotou a mesma regra. A partir de 2007, o salário mínimo passou a ser corrigido todos os anos pela inflação do ano anterior, somada à variação do PIB de dois anos atrás.


Fontes: PME/IBGE


Contrariando a “teoria econômica” do Ministério da Fazenda de FHC, de 2003 a 2012, enquanto o salário mínimo aumentou, a informalidade caiu. Uma boa medida da taxa de informalidade no mercado de trabalho é a população empregada com carteira como proporção do conjunto de trabalhadores informais e formais (excluindo militares e funcionários públicos, já que a contratação para essas categorias não é influenciada diretamente por variações do salário mínimo).

A taxa de informalidade caiu de 50,3%, em 2003, para 38,6%, em 2012. Esses números se referem às seis regiões metropolitanas pesquisadas pelo IBGE. A informalidade no Brasil é um pouco maior. No mesmo período que a informalidade caiu, o salário mínimo foi valorizado 69% em termos reais. Em 2003, o salário mínimo era 200 reais, hoje, vale 678 reais, em valores correntes.

O salário mínimo é peça estratégica de um projeto de desenvolvimento social porque é um instrumento que promove a distribuição da renda. O valor do salário mínimo é um dos principais pilares da política de distribuição de renda: isto ocorre devido à influência sobre as remunerações do mercado informal de trabalho, porque estabelece um piso para o mercado formal e porque é também piso dos benefícios pagos mensalmente pela Previdência Social.

segunda-feira, 18 de março de 2013

Exercícios sobre fuso horário


Logo mais eu divulgarei o gabarito.

01. Examine atentamente as sentenças a seguir e assinale o grupo das lhe parecerem corretas.
1 - Paralelamente ao Equador ficam dispostos círculos que diminuem de à proporção que estão mais próximos dos pólos.
2 - A latitude de um lugar é medida em km e representa a distância entre dois na superfície do planeta.
3 - As coordenadas geográficas compreendem a latitude, a longitude, a em metros em relação ao nível do mar e as isoietas.
4 - A longitude é o afastamento, medido em graus, de um meridiano em relação outro, chamado meridiano de Greenwich.
5 - Quando se projeta a rede de paralelos e meridianos sobre o papel, tem-se projeção cartográfica.
Assinale:
a) se todas são corretas:
b) se apenas 1, 2 e 3 são corretas;
c) se apenas 1, 4 e 5 são corretas;
d) se apenas 2, 3 e 5 são corretas;
e) se apenas 2, 4 e 5 são corretas.

02. OBSERVE:
1 - Pelo sistema de fusos horários, o globo terrestre foi dividido em 24 fusos, um equivalendo a 15o no sentido das longitudes.
2 - O equador é o círculo máximo que marca o início da contagem das horas. - Quando o Meridiano de Greenwich marcar 19 horas, hora legal, num ponto a uma longitude de 30o w, a hora legal será de 21 horas.
4 - O Brasil possui 4 fusos horários, todos situados ao oeste de Greenwich.
5 - Um avião ao cruzar a linha internacional (da data), no sentido oeste-leste, retrocede 1 (um) dia no calendário.
Estão corretos apenas os itens:
a) 2, 4 e 5;
b) 1, 3 e 4;
c) 3, 4 e 5;
d) 1, 4 e 5;
e) 1, 2 e 4.

03. A hora de uma cidade localizada a 21o Oeste e 20o Sul é de 13 no horário de verão. Que horas marcariam os relógios dessa mesma se fossem acertados pelo Sol, hora verdadeira, desconsiderando o de verão?
a) 11 horas e 36 minutos
b) 13 horas e 29 minutos
c) 14 horas
d) 12 horas e 36 minutos
e) 12 horas

04. Enquanto na cidade 1 são 18 horas, na cidade 2 são 8 horas do dia. A indicação correta da longitude da cidade 2 em relação à cidade 1
é
a) 1200 Oeste.
b) 1200 Leste.
c) 1500 Leste.
d) 1500 Oeste.
e) 1800 Oeste.

05. Localizadas a Oeste de Greenwich, duas cidades, “A” e “B”, 90° e 45°. Numa quarta-feira, um avião saiu
de “A” às 14h30min e chegou a “B” depois de 5 horas de viagem. O horário de em “B” foi:
A) 18h30min da quarta-feira.
B) 19h30min da quarta-feira.
C) 22h30min da quarta-feira.
D) 00h30min da quinta-feira.
E) 02h30min da quinta-feira.

06. Um projeto, já aprovado pelo Senado, reduz o número de fusos horários, adotados no Brasil, de quatro para três. Cogitou-se, , a adoção de um fuso único. Considerando-se as razões que justificam a existência desses fusos, bem as implicações de possíveis modificações a serem feitas neles, é afirmar que:
A) a adoção de fusos horários foi decidida por convenção internacional, com o de disciplinar o cumprimento de contratos e de trocas economia-mundo.
B) a extensão do território brasileiro, no sentido latitudinal, e as fortes sazonais da radiação solar forçam a adoção de fusos horários no País.
C) a proposta de adoção de um fuso único esbarra em questões ligadas à de atividades econômicas, ao consumo de energia e ao
biológico de parte da população.
D) o emprego de maior número de fusos, no mesmo território nacional, implica ao funcionamento dos sistemas financeiro, e de comunicações do país.

07.

segunda-feira, 11 de março de 2013

As Ciências Sociais (Sociologia Unidade I)

As Ciências Sociais
Com o avanço do conhecimento da sociedade, tornou-se necessária a divisão das Ciências Sociais em diversas áreas de conhecimento, de modo a facilitar a sistematização dos estudos e das pesquisas. Essa divisão abrange atualmente as seguintes disciplinas:
Sociologia – Estuda as relações sociais e as formas de associação, considerando as interações que ocorrem na vida em sociedade. A Sociedade envolve, portanto, o estudo dos grupos e dos fatos sociais, da divisão da sociedade em classes e camadas, da mobilidade social, dos processos de cooperação, competição e conflito na sociedade etc.
Economia – Tem por objeto as atividades humanas ligadas à produção, circulação, distribuição e consumo de bens e serviços. Portanto, são fenômenos estudados pela Economia a distribuição da renda num país, a política salarial, a produtividade de uma empresa etc.
Antropologia – Estuda e pesquisa as semelhanças e as diferenças culturais entre os vários agrupamentos humanos, assim como a origem e a evolução das culturas. Além de estudar a cultura dos povos pré-letrados, a Antropologia ocupa-se também da diversidade cultural existente nas sociedades industriais. São objetos de estudo da Antropologia os tipos de organização familiar, as religiões, a magia, os ritos de iniciação dos jovens, o casamento etc.
Ciência Política – Ocupa-se da distribuição de poder na sociedade, assim como da formação e do desenvolvimento das diversas formas de governo. É a Ciência Política que estuda, por exemplo, os partidos políticos, os mecanismos eleitorais etc.
Não existe uma divisão nítida entre essas disciplinas. Embora cada uma das Ciências Sociais esteja voltada preferencialmente para um aspecto da realidade social, elas são complementares entre si e atuam frequentemente juntas para explicar os complexos fenômenos da vida em sociedade.
Direito: Esta ciência não somente estuda o fato jurídico — representado pelas leis e por quem as define e estabelece punição para os que as transgridem — mas também possui um caráter normativo, ou seja, estabelece valores e regras de conduta.
As ciências sociais tendem a se relacionar de maneira interdisciplinar, pois a realidade social se manifesta de forma complexa. Exemplos dessa complexa interdisciplinaridade são a história econômica (que estuda o processo histórico de uma sociedade qualquer a partir de uma perspectiva econômica ou como as pessoas produzem e distribuem os bens econômicos) e a sociologia política (que se ocupa em esclarecer as formações de Estados e de regimes e partidos políticos de qualquer sociedade).

Filosofia Unidade VII


ÉTICA E MORAL
• Ética e moral, apesar de serem normalmente intercambiáveis, não são sempre intercambiáveis. A Ética possui origem grega, nascida na filosofia, já a Moral possui origem latina, nascida na religião. Ambas discursam teoricamente sobre o dever-ser do hábito dos homens, isto é, discutem a maneira que o homem viveria melhor e seria mais feliz e íntegro; ambas discutem os costumes que os homens deveriam cultivar para florescerem perfeitamente. E enquanto para a Ética a racionalidade da virtude é o ponto de partida, para a Moral é a fé na palavra divina o ponto de partida. Como foi dito inicialmente, elas são intercambiáveis, porém nem sempre, isto depende do contexto.
• E a Política é tudo aquilo que envolve a vida na cidade ou tudo aquilo que envolve as instituições fundadas na cidade. A política não é apenas relacionada com “grupos humanos”.

• A confusão entre ética e moral traz alguns problemas, principalmente para uma sociedade como a nossa que é tão consciente da distinção entre filosofia e da religião. A ética e a moral constituem idealizações dos nossos costumes, isto é, elas formulam a maneira ideal segundo a qual nós deveríamos nos comportar normalmente, porém elas não possuem origens similares. É bastante importante sabermos diferenciar que a ética é uma idealização proveniente da Filosofia, do pensamento de Aristóteles especificamente, enquanto a moral é uma idealização proveniente da Religião, do catolicismo especificamente. Então, é sempre importante diferenciar a ética da moral, pois ambas possuem princípios bastante distintos apesar de poderem dizer coisas similares posteriormente.
• A moral kantiana é baseada na autonomia da vontade, uma autonomia racional que permite aos homens decidirem quais devem ser as suas ações. Nesse sentido, somente um individuo que assim age pode ser digno da felicidade.
• No pensamento de Habermas, a norma moral é baseada no princípio de universalização e isso se verifica justamente na afirmação de que ela só é válida na medida em que todos lhe dão consentimento.
• A ética profissional diz respeito às considerações éticas que uma categoria de profissionais ou uma empresa estabelece para si mesma. Ela deve estar de acordo com as regras sociais mais amplas, bem como oferecer indicações a respeito da conduta esperada para o tipo de profissional em questão.

• Maquiavel pode ser considerado como o primeiro cientista político moderno justamente por pensar a política a partir de suas demandas internas, e não por um julgamento moral ou religioso. Nesse sentido, na obra O Príncipe, ele analisa como a política deve ser orientada no sentido da conquista e da manutenção do poder.

Sociologia Unidade I


Sociologia Unidade I
• C1: Ciências Sociais e Sociologia
• A sociologia é uma ciência que surge com o intuito de compreender os problemas da sociedade moderna pós-revolução industrial (caracterizada por um processo de racionalização, de complexificação das relações de trabalho e de grandes mudanças sociais).
• O nascimento da Sociologia é contemporâneo às transformações sociais ocasionadas pela Revolução Industrial, como a urbanização, o surgimento da burguesia, o aumento da divisão do trabalho e a paulatina consolidação do capitalismo. Essa ciência surge, portanto, como uma forma de compreender esse mundo moderno nas suas próprias relações e especificidades.

• Percebe-se que as transformações ocorridas nas sociedades ocidentais permitiram a formação de relações sociais complexas. Nesse sentido, a Sociologia surgiu com o objetivo de compreender essas relações, explicando suas origens e consequências. Sobre o surgimento da Sociologia e das mudanças históricas apontadas como uma resposta intelectual aos problemas sociais, que surgiram com a Revolução Industrial.
.
• O objeto da sociologia, segundo Durkheim, é o fato social, que é caracterizado pela sua coercitividade, exterioridade em relação aos indivíduos e pela sua generalidade.
• Ação social é aquela dotada de sentido e orientada pela ação de outros indivíduos.

• O processo de sociabilidade se desenvolve no grupo, com base em um conceito sociológico A socialização dos indivíduos é um processo contínuo, que dura toda a vida. Essa característica independe dos processos sociais de competição ou mudança social, por exemplo. Além disso, vale frisar que a socialização não está restrita a somente um espaço social, mas se expande para diversos contextos diferentes.


• Para compreender a maneira como a sociedade representa a si mesma e o mundo que a cerca, é a natureza da sociedade, e não a dos particulares, que se deve considerar. Os símbolos com os quais ela se pensa mudam conforme o que ela é a qual é aquele que Durkheim utiliza para compreender a forma como a sociedade representa a si mesma com uma Representação coletiva. Segundo Durkheim, essa mentalidade dos grupos possui suas próprias leis, o que justifica a existência da sociologia (em oposição à psicologia) para analisá-la.


Solidariedade mecânica à solidariedade orgânica.
• É completamente diferente a solidariedade produzida pela divisão do trabalho. Enquanto a precedente implica que os indivíduos se assemelhem, esta supõe que difiram uns dos outros. A primeira só é possível na medida em que a personalidade individual é absorvida pela personalidade coletiva. A segunda é apenas possível se cada um tem uma esfera de ação que lhe é própria, por conseguinte, uma personalidade. É preciso, pois, que a consciência coletiva deixe descoberta uma parte da consciência individual, para que aí se estabeleçam estas funções especiais que ela não pode regulamentar; quanto mais extensa esta região, tanto mais forte é a coesão resultante desta solidariedade.”
• . SOCIALIZAÇÃO
• Socialização é a assimilação de hábitos característicos do seu grupo social, todo o processo através do qual um indivíduo se torna membro funcional de uma comunidade, assimilando a cultura que lhe é própria. É um processo contínuo que nunca se dá por terminado, realizando-se através da comunicação, sendo inicialmente pela "imitação" para se tornar mais sociável.
• O processo de socialização inicia-se, contudo, após o nascimento, e através, primeiramente, da família ou outros agentes próximos, da escola, dos meios de comunicação de massas e dos grupos de referência que são compostos pelas nossas bandas favoritas, atores, atletas, super-heróis, etc. Socialização é o processo através do qual o indivíduo se integra no grupo em que nasceu adquirindo os seus hábitos e valores característicos. É através da Socialização que o indivíduo pode desenvolver a sua personalidade e ser admitido na sociedade. A socialização é, portanto, um processo fundamental não apenas para a integração do indivíduo na sua sociedade, mas também, para a continuidade dos Sistemas Sociais. É o processo de integração do indivíduo numa sociedade, apropriando comportamentos e atitudes, modelando-os por valores, crenças, normas dessa mesma cultura em que o indivíduo se insere.
• • a) Socialização Primária: onde a criança aprende e interioriza a linguagem, as regras básicas da sociedade, a moral e os modelos comportamentais do grupo a que se pertence. A socialização primária tem um valor primordial para o indivíduo e deixa marcas muito profundas em toda a sua vida, já que é aí que se constrói o primeiro mundo do indivíduo.
• • b) Socialização Secundária: todo e qualquer processo subsequente que introduz um indivíduo já socializado em novos sectores do mundo objectivo da sua sociedade (na escola, nos grupos de amigos, no trabalho, nas actividades dos países que visitamos ou para onde emigramos, etc.), existindo uma aprendizagem das expectativas que a sociedade ou o grupo depositam em nós relativamente ao nosso desempenho, assim como dos novos papéis que vamos assumindo nos vários grupos a que vamos pertencendo e nas várias situações em que somos colocados.
• A socialização é a transmissora da cultura e a transmissão se dá através da educação, e que aqui se entenda qualquer forma de aprendizado passado de um indivíduo a outro, e por esse processo de aculturação acontece a endoculturação do ser social. Por esta definição podemos concluir que toda e qualquer apreensão que o indivíduo “toma” para si é resultado da socialização e desde o seu nascimento (e até antes, pois para o seu nascimento teve antes que existir diversas relações: pai e mãe, mãe e médico, etc.) até à sua morte (e mesmo depois, pois o ritual fúnebre é um fenômeno social) ele será objeto da socialização.
• Seja na escola, na empresa, na família, com os amigos, com os inimigos, nos cultos religiosos, nos momentos de lazer, ao comprar algo, ao ler um livro, ao imitar alguém, ao assistir tv, ao ir ao médico ou espetáculo cultural e até quando estiver olhando para um quadro para descansar do “contato” com as pessoas, em qualquer destes momentos e em infinitos outros, estará acontecendo a “socialização”.
• 2. INSTITUIÇÕES SOCIAIS
• É um conjunto de regras e procedimentos padronizados, reconhecidos, aceitos e sancionados pela sociedade e que tem grande valor social. A instituição não existe isolada das outras. Todas elas possuem uma interdependência mútua, de tal forma que uma modificação numa determinada instituição pode acarretar mudanças maiores ou menores nas outras.
• As instituições sociais servem como um meio para a satisfação das necessidades da sociedade. Nenhuma instituição surge sem que tenha surgido antes uma necessidade. Mas, além desse papel, as instituições sociais cumprem também o de servir de instrumento de regulação e controle das atividades do homem.
• As principais instituições sociais são: família, religião, econômica, política, educação e recreação.
• • Família: primeiro grupo social a que pertencemos. É um tipo de agrupamento social cuja estrutura varia no tempo e no espaço. Essa variação pode ser quanto ao número de casamentos, quanto à forma, relações de parentesco, relação sexual e dos componentes básicos da sociedade.
• • Religião: todas as sociedades conhecem alguma forma de religião. A religião é um fato social universal. Não resta dúvida de que a religião é uma das instituições mais importantes para a organização social, pelo seu conteúdo moral. A religião inclui crença ao sobrenatural, ritos e cerimônias. É inegável a tendência moderna de dar mais ênfase aos valores sociais do que religiosos, prova disso, é o surgimento de doutrinas mais modernas como a Teologia da Libertação.
• • Econômica: As atividades econômicas são institucionalizadas à medida que são explicadas por crenças, valores e reguladas por normas. Nas sociedades modernas a instituição econômica apresenta um grau de importância bem mais elevado que nas sociedades tribais, resultado do desenvolvimento tecnológico visando uma divisão mais diversificada do trabalho social.
• • Política: são instituições políticas fundamentais a autoridade, o governo, o Estado (com os três poderes), partidos políticos e as constituições. Classificamos também os sistemas políticos como o anarquismo, ditadura, democracia e a pseudodemocracia.
• • Educação: constitui uma instituição universal pelo fato de que em todas as sociedades é necessário garantir a estrutura educacional como processo de transmissão de conhecimentos e valores presentes na sociedade.
• • Recreação: em todas as sociedades, existem modos culturalmente estabelecidos para o alívio das tensões acumuladas nos indivíduos em decorrência das frustrações geradas pelas restrições da vida social. Todas as sociedades possuem instituições recreativas, como no Brasil, o carnaval e futebol.

Filosofia Unidade I


Filosofia Unidade I
CI. Nascimento da Filosofia
• A filosofia nasce, historicamente, em um período da Grécia antiga no qual se modificava a maneira com que os homens se relacionavam. Sendo que os mitos organizavam toda a vida social, consolidando práticas e cerimônias religiosas nas famílias, entre as famílias, nas tribos, entre cidades, etc., a sua modificação, ou até extinção, inevitavelmente faria renascer, distinta, a organização das relações dos homens entre eles mesmos nas casas e na cidade. A filosofia, por conseguinte, tem sua origem em duas modificações uma contextual e outra subjetiva, isto é, uma modificação na cidade e outra no próprio homem. As modificações da cidade e da própria subjetividade se confundem, pois a própria cidade deixa de se conformar com certas tradições religiosas e a própria subjetividade, com o passar das gerações, deixa de prezar os valores ancestrais organizados nos mitos. Com essas mudanças, a cidade e o homem passam a se constituir a partir de outras práticas consideradas fundamentais, como o pensamento racional – um pensamento com começo, meio e fim e justificado pela a experiência do mundo, sem o auxílio de entes inalcançáveis.

• O nascimento da filosofia acompanha uma série de transformações na cultura e na sociedade grega. Entre elas estão o nascimento da política e do debate político na Ágora, bem como a utilização da linguagem como forma de expressar e construir argumentos racionais.

• A filosofia se inicia mediante a rejeição racional das explicações míticas e religiosas a respeito do mundo. Nesse sentido, não se pode dizer que a razão seja deusa, mas somente um instrumento de interpretação da realidade. Na Grécia, essa forma de conhecimento surge devido a uma série de transformações na sociedade, em um período em quem as disputas políticas se tornaram mais constantes com o advento da democracia.


• Na história da filosofia, entende-se por pré-socráticos aqueles filósofos que antecederam Sócrates como Parmênides, Anaximandro, Empédocles.
• Os pré-socráticos são conhecidos como filósofos da physis, pois a questão sobre a natureza era considerada de modo enfático entre eles. A peculiaridade de suas reflexões era buscar a unidade da racional entre as coisas e evitar considerar a natureza a partir de um ponto de vista mitológico. As explicações dos filósofos pré-socráticos restam fragmentadas e é um tanto temerário arriscar uma exposição sistemática de suas afirmações; muito mais de todos estes primeiros filósofos conjuntamente, afinal não havia uma organização tão óbvia da variedade de posições consolidadas nesse período. E vale ressaltar que as explicações racionais não são complementares ao mito, mas superiores ao mito.

• O ponto de partida da filosofia socrática não é a afirmação “sei que nada sei”, mas sim a palavra do oráculo de Delfos (dedicado a Apolo) que afirmou para Sócrates ser ele o homem mais sábio de todos. Sócrates não duvidou da palavra do Deus e partiu em busca da compreensão das palavras divinas. Interrogando outras pessoas, Sócrates percebeu que apesar de ele não possuir conhecimento sobre as coisas, possuía conhecimento sobre sua própria ignorância, algo que todos os outros homens não possuíam. A ignorância sobre o que significava a palavra divina o fez ir atrás do conhecimento sobre si mesmo.

domingo, 10 de março de 2013

Brasil pode se tornar maior exportador mundial de milho em 2013

O Brasil pode se tornar o maior exportador mundial de milho esse ano. Os produtores brasileiros estão colhendo uma safra recorde e aproveitam a quebra da safra americana, mas todo esse esforço esbarra na dificuldade do transporte.
O Brasil nunca produziu e exportou tanto milho. Só ano passado, foram embarcadas no país quase 20 milhões de toneladas, mais do que o dobro do exportado em 2011.

A expectativa é que, em 2013, a exportação continue com números muito bons. O Ministério da Agricultura dos Estados Unidos chegou a declarar, inclusive, que o Brasil deve tomar dos americanos o primeiro lugar no ranking dos países que mais exportam o grão, um feito inédito. O lugar era ocupado há décadas pelos Estados Unidos.

Os estoques norte-americanos ainda estão baixos por causa da forte estiagem que atingiu as principais regiões produtoras em 2012 e provocou perdas de cerca de 100 milhões de toneladas de milho. Essa queda na oferta mundial fez o preço internacional do grão disparar e abriu mercado para o milho brasileiro lá fora. Essa conquista tende a ser temporária, pois os Estados Unidos devem recuperar, já na próxima temporada, o topo nas exportações.
Para o analista de mercado Camilo Motter, os produtores brasileiros aprenderam rapidamente as regras desse jogo e souberam aproveitar o espaço deixado pelos americanos. “O Brasil pode se tornar um grande exportador de milho também. Fica a lição de que podemos ser competitivos, podemos exportar nossos excedentes de milho e não devemos regredir. Tempos atrás, nossa produção de milho era basicamente colocada no mercado interno porque não tínhamos competitividade em termos de custos, de logística, que ainda precisamos melhorar muito, mas que hoje nós já estamos conseguindo conquistar”, explica.
Na região de Cascavel, no oeste do Paraná, os produtores andam investindo pesado no milho. Segundo o sindicato rural, a área plantada na segunda safra, também chamada de safrinha, deverá ser oito vezes maior que a da safra de verão.
O agricultor Paulo Orso, por exemplo, decidiu investir no milho nas duas safras. O produtor tem 450 hectares e plantou 75 hectares com o milho de verão, que ele está terminando de colher, e outros 200 hectares com o chamado milho safrinha.
“Sem dúvida nenhuma, nós aproveitamos essa oportunidade, tanto como a condição favorável de plantio neste ano. Com a antecipação da colheita de verão, nós tivemos a felicidade de implantar essa lavoura, em toda essa área, em tempo excelente dentro dos nossos zoneamentos e, com isso, nos favoreceu. A grande vantagem é realmente a oportunidade de mercado que fez a gente fazer a expansão”, diz Orso.
Os números estimados para a safrinha são mesmo de impressionar. Segundo previsão da Conab divulgada esta semana, o Brasil deve produzir, em 2013, 41 milhões de toneladas, quase 5% a mais do que na safra passada, que já tinha sido considerada maior safrinha de milho da história, tendo ultrapassado, inclusive, o volume produzido na safra de verão.
Vale lembrar que a segunda safra sempre oferece riscos para o produtor, ainda mais nessa região, onde as geadas são sempre uma ameaça. Gustavo Salton, agrônomo que administra outra propriedade no município de Cascavel, diz que, além dos 80 hectares de milho de verão que estão sendo colhidos agora, a fazenda também decidiu aumentar sua área de milho de segunda safra de 50 para 135 hectares, apesar dos riscos.
“Eu tenho uma área um pouco pequena que está plantando ainda. Nós estamos já em março, mas vamos tentar correr um pouco esse risco para aproveitar esse bom momento do mercado”, afirma Salton. Se os produtores andam tão otimistas, o mesmo não se pode dizer de quem comercializa o grão.
As empresas que compram esse milho para exportar aproveitam, claro, o bom momento do mercado, mas sem grandes investimentos e com muita cautela. O temor não tem nada a ver com a produção. Uma empresa, também de Cascavel, especializada em exportação de grãos, deve mandar para o mercado externo este ano 25 mil toneladas de milho, cerca de 30% a mais do que no ano anterior.
Para Jorge Barzotto, um dos sócios-diretores da Cerealista, o que faz o exportador colocar o pé no freio são alguns dos já velhos conhecidos problemas. “A nossa logística é uma das mais caras do mundo. Transporte rodoviário, pedágio, a questão dos portos, são fatores extremamente limitantes para o Brasil se consolidar como um grande player, um grande exportador de milho no mercado mundial”, diz.
Essa preocupação se justifica. Os gastos com o frete rodoviário e com os pedágios encarecem o custo para exportação, e ainda há as taxas dos portos. “Temos mais ou menos em torno de R$ 24 por tonelada para fazer a elevação do porto, em torno de R$ 11 por tonelada por pedágio e em torno de R$ 90 por tonelada de transporte de Cascavel até Paranaguá. Diria que dá em torno de R$ 8 a R$ 9 por saco, descontados do produtor, por custo de logística no Brasil”, diz Barzotto.
As exportações de milho e soja mais que triplicaram nos últimos anos. Em 2000, o Brasil exportou 18 mihões de toneladas e, agora, em 2013, esse número deve chegar a 57 milhões.
Paulinho Dalmaz, diretor técnico do porto, explica que o volume de grãos embarcado em Paranaguá este ano deve ser 20% maior que o da safra passada, e que não há muito que fazer para evitar a lentidão no escoamento desta super safra.
“A curto prazo, é só planejamento, é dedicação, é trabalho diário para que não se perca um minuto sequer de carregamento. Logicamente, existe uma dissintonia entre o campo e os portos. Não dá para dizer que é de Paranaguá, é de Santos, é de Rio Grande. Eles ficaram muito tempo sem grandes investimentos, e os investimentos portuários são investimentos demorados”, explica Dalmaz.
Essa semana, uma fila de dois mil caminhões se formou na BR-364, em Alto Araguaia, Mato Grosso, onde funciona o terminal ferroviário. Outros 1.500 caminhões já aguardavam dentro do terminal para carregar os trens com destino ao porto de Santos, em São Paulo.
Em Santos, há mais filas. Com os terminais operando acima da capacidade, os caminhoneiros pararam, até em fila dupla, em plena estrada. O resultado foi congestionamento de 20 quilômetros nas principais rodovias que dão acesso ao porto.
Para o agrônomo e especialista em agronegócio Marcos Jank, os problemas de escoamento podem se agravar, e prevê um período de dificuldades. “O cenário vai ser absolutamente caótico esse ano porque nós vamos exportar quase 40% a mais por conta do grande crescimento da exportação de milho”, diz.
“Existe realmente um grande crescimento, principalmente na soja e no milho, que vai engargalar ainda mais a situação desses portos, particularmente nos meses de abril a junho”, completa Jank. Em Brasília, a Secretaria de Portos da Presidência da República acredita que não há risco de colapso no escoamento da safra.
“Risco de desatendimento não há. O que existe é que podemos chegar próximo ao limite de capacidade desses portos, e aí termos um nível de serviço um pouco abaixo do que esperávamos. Pode haver formação de filas e um custo um pouco maior, mas esta é uma situação totalmente inesperada. A gente não esperava essa safra para esse momento. A nossa expectativa, pelo Plano Nacional de Logística Portuária, é que chegássemos a uma safra de 15 milhões, uma exportação de 15 milhões de toneladas, em 2020 apenas”, explica Luís Cláudio Montenegro, diretor da Secretaria dos Portos.
Nos portos, as empresas que têm terminal próprio conseguem embarcar sem problemas, mas quem usa os corredores normais de exportação está enfrentando fila para carregar. Os navios esperam até 20 dias em Paranaguá e de 30 a 40 dias em Santos.

Fonte: http://g1.globo.com/economia/agronegocios/noticia/2013/03/brasil-pode-se-tornar-maior-exportador-mundial-de-milho-em-2013.html

Aula de Atualidades


Dilma anuncia desoneração de todos os produtos da cesta básica (Atualidades)


A presidenta Dilma Rousseff anunciou nesta sexta-feira 8 a desoneração de todos os produtos da cesta básica, que passarão a ser isentos de impostos federais. A medida foi anunciada durante pronunciamento em rede nacional de rádio e televisão por ocasião do Dia Internacional da Mulher.

O governo também ampliou o número de itens que compõem a cesta básica e a lista de produtos que terão impostos federais reduzidos a zero inclui: carnes (bovina, suína, aves e peixe), arroz, feijão, ovo, leite integral, café, açúcar, farinhas, pão, óleo, manteiga, frutas, legumes, sabonete, papel higiênico e pasta de dentes. Parte desses produtos já estava isenta de Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) e agora será liberado da alíquota de 9,35% de PIS/Cofins. A desoneração será regulamentada por uma medida provisória e um decreto, publicados hoje em edição extra do Diário Oficial da União.

“Espero que isso baixe o preço desses produtos e estimule a agricultura, a indústria e o comércio, trazendo mais empregos. Com essa decisão, você, com a mesma renda que tem hoje, vai poder aumentar o consumo de alimentos e de produtos de limpeza e ainda vai ter uma sobra de dinheiro para poupar ou aumentar o consumo de outros bens”, disse a presidenta, falando especialmente às mulheres.

O governo espera que a isenção de impostos federais leve à redução de pelo menos 9,25% no preço das carnes, do café, da manteiga e do óleo de cozinha, e queda de 12,25% no preço da pasta de dentes e dos sabonetes.

Com a renúncia fiscal sobre os produtos da cesta básica, o governo vai abrir mão de R$ 7,3 bilhões por ano, segundo Dilma. “Mas os benefícios que virão para a vida das pessoas e para a nossa economia compensam o corte na arrecadação”, disse. A medida, segundo a presidenta, também terá impacto na redução de custos para produtores rurais e comerciantes, o que poderá beneficiar a expansão de pequenos negócios e ajudar a estimular a economia.

“Governo o país com a mesma responsabilidade que você e seu marido governam sua casa. Governo também com a mesma responsabilidade e cuidado que vocês devotam à sua família. É por isso que não descuido um só momento do controle da inflação, pois a estabilidade da economia é fundamental para todos nós”.

Durante o pronunciamento de 11 minutos, Dilma também adiantou que o governo irá anunciar, no próximo dia 15, um pacote de medidas em defesa do consumidor, entre elas, a criação de instrumentos legais para punir más condutas e o reforço dos Procons. “O Brasil vai fiscalizar com mais rigor, aplicar multas mais adequadas, vai conscientizar empresas, consumidores e toda a sociedade sobre as vantagens, para todos, da melhoria das relações de consumo”.

No terceiro anúncio feito para as mulheres, Dilma disse que o governo vai instalar em todo o país centros de Atendimento Integral à Mulher, um em cada estado. Os centros reunirão serviços especializados que vão desde a prevenção de violência doméstica a iniciativas de apoio à mulher empreendedora, como capacitação profissional e microcrédito.

“O Brasil, como único país emergente onde, nos últimos anos, diminuiu a desigualdade social, tem a responsabilidade de diminuir, ainda com mais rapidez, a desigualdade entre homens e mulheres”, disse a presidenta. Além de garantir oportunidades para as mulheres, Dilma disse que a redução das diferenças de gênero passa pela intensificação do combate aos crimes contra as mulheres, que ela classificou de “monstruosos”, como a violência doméstica e o tráfico sexual.

“A violência doméstica, aliás, tem que ser varrida dos nossos lares e do nosso território. Já temos instrumentos poderosos para isso, como a Lei Maria da Penha, que é uma das melhores do mundo. É preciso agora maior compromisso e participação de todos nós”.

Dilma encerrou o pronunciamento com um apelo e um alerta para os homens que cometem violência contra a mulher: “Se é por falta de temor e compaixão que vocês agem assim, peço que pensem no amor, no sacrifício e na dedicação que receberam de suas queridas mães. Mas se vocês agem assim por falta de respeito ou por falta de amor, não esqueçam jamais que a maior autoridade deste país é uma mulher, uma mulher que não tem medo de enfrentar os injustos nem a injustiça, estejam onde estiverem”.

Fonte: http://www.cartacapital.com.br/politica/dilma-anuncia-desoneracao-de-todos-os-produtos-da-cesta-basica/

Artigos de "Atualidades"


Artigos de "Atualidades" ( http://vestibular.brasilescola.com/atualidades/)

Yoani Sánchez no Brasil e a liberdade de expressão
A visita de Yoani Sánchez ao Brasil no início de 2013 é um possível tema para se debater a liberdade de expressão no vestibular.
Renúncia de Bento XVI e os vestibulares de 2013
A renúncia de Bento XVI envolve poder e denúncias de pedofilia e prostituição, o que pode tornar este assunto tema dos vestibulares 2013.
A Comissão da Verdade no vestibular
Saiba como o tema “Comissão da Verdade” pode surgir no vestibular desse ano.
RIO + 20: qual o legado, afinal?
Conferência das Nações Unidas realizada em junho no Rio de Janeiro deve ser cobrada em questões de vestibular e Enem.
O movimento “Yosoy132”: a chamada “Primavera Mexicana”
Protesto dos estudantes no México contra o Partido Revolucionário Institucional pode ser tema de questões do vestibular.
Os processos de Nacionalização dos Hidrocarbonetos e de Empresas na América Latina
Estatização de empresas de petróleo, gás natural e energia tem se tornado prática de alguns governantes.
A construção da Usina de Belo Monte
Vestibulandos precisam se informar sobre a localização e os aspectos positivos e negativos da construção da usina.
Olimpíadas e Copa do Mundo – prováveis temas para redação
Eventos são prováveis temas para redação, uma vez que se revelam como assuntos atuais.
Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa: quais as mudanças?
Novas regras serão obrigatórias nos vestibulares a partir de 2012.
Energia Nuclear e Vulcões nas provas de Física
Aqui você encontra as principais dicas da Física cobrada nos vestibulares.
As superbactérias em questões do vestibular
As superbactérias são um conteúdo possível de ser explorado em vestibulares.
Vulcões e caos aéreo nas Provas dos Vestibulares
O caos aéreo causado pelas cinzas dos vulcões pode suscitar questões de Química nos vestibulares.

Os 9 pontos vetados por Dilma no novo Código Florestal


Como já havia sinalizado, a presidente Dilma Rousseff vetou pontos que claramente beneficiavam ruralistas, com o propósito de manter um tripé de princípios: "não anistiar, não estimular desmatamentos ilegais e assegurar justiça social", conforme disse ontem a ministra Izabella Teixeira. Dilma vetou o artigo 83 e fez vetos parciais nos artigos 4º, 15º, 35º, 59º, 61º-A e 61º-B. Veja cada um dos dispositivos vetados na MP do novo Código Florestal:

1- No artigo 35, parágrafo 1º, Dilma vetou a permissão de plantio ou reflorestamento de áreas degradas de Áreas de Proteção Permanente (APPs) com espécies frutíferas. Esse era um dos pontos que mais desagradavam ao governo e, na prática, segundo a proposta aprovada em setembro pelos senadores, auorizava que monoculturas de espécies frutíferas fossem usadas para recompor áreas desmatadas. O uso indiscriminado de espécies frutíferas poderia comprometer a biodiversidade, argumentou o governo.

2 - Outro ponto polêmico e que não agradava nada ao executivo diz respeito às regras da chamada “escadinha”, que prevê obrigações de recuperação maiores para grandes proprietários rurais. Por considerar que o texto aprovado no Congresso beneficiava grandes proprietários, a presidente vetou o parágrafo 4º do artigo 61-A, que previa a recomposição de 15 metros de mata ciliar em áreas consolidadas de APPs ao longo de cursos d’água naturais com até 10 metros de largura para imóveis com área superior a quatro e de até 15 módulos fiscais.

A justificativa para o veto é de que "a redação adotada reduz a proteção mínima proposta originalmente e amplia excessivamente a área dos imóveis rurais alcançada pelo dispositivo, elevando o seu impacto ambiental e quebrando a lógica inicial do texto, que já contemplava adequadamente a diversidade da estrutura fundiária brasileira". Com isso, volta a valer a redação original (e mais severa) da medida provisória enviada pelo governo em maio, que exigia a recomposição de 20 metros em propriedades de 4 a 10 módulos.



Novo Código Florestal (Atualidades)

O BNDES é bom para quem?
O banco estatal nunca emprestou tanto. Mas boa parte de seu crédito barato, em vez de estimular a inovação, serve para grandes grupos fazerem mais do mesmo — às vezes, com resultados desastrosos. Talvez seja a hora de reler a cartilha

Patrick Cruz, de
inShare1
Alexandre Battibugli/EXAME.com

Campeão perdedor: mesmo com dinheiro do BNDES, a produtora de leite LBR entrou em recuperação judicial
São Paulo - Por mais despossuído que se considere, todo contribuinte brasileiro é hoje dono de parte da maior empresa produtora de carne bovina do mundo. E tem uma participação na maior fábrica de celulose do planeta. E outra em uma das maiores produtoras de leite do país. O contribuinte pode até se achar um desvalido, mas ele tem dinheiro para emprestar para a maior das fabricantes mundiais de cerveja. E para uma das maiores mineradoras da Terra. E para um universo tão heterogêneo de empresas que abraça desde a Petrobras até academias de ginástica.

08/03/2013 | Parlamentares pedem que STF anule sessão que derrubou veto
Essa generosidade, cuja existência a maioria dos brasileiros certamente ignora, tem sido o ofício de fé do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social nos últimos anos. O BNDES, que completou 60 anos em 2012, jamais emprestou tanto dinheiro em sua história. Desde 2008, quando as operações de financiamento e compra de participações em empresas do banco embicaram em direção às nuvens, os desembolsos somam 700 bilhões de reais.

É mais, por exemplo, que toda a riqueza gerada em um ano pela economia da Dinamarca, um país rico. Com crédito farto e barato, essa nossa Dinamarca estatal manteve a economia rodando no momento em que os efeitos da crise internacional se instalavam por aqui. Em 2009, o produto interno bruto brasileiro teve retração de 0,3% — um soluço se comparado com o recuo de 3,4% do mundo desenvolvido. Se o BNDES ajudou a evitar problemas maiores na economia durante a crise, tudo certo, então?

Infelizmente, o raciocínio não se encerra na conclusão simplista. Os resultados financeiros mais recentes da estratégia adotada pelo banco revelam um quadro desolador para os brasileiros que são seus sócios anônimos — inclusive por meio do Fundo de Amparo ao Trabalhador, uma das fontes de dinheiro barato da instituição.

Em 25 de fevereiro, ao publicar seu balanço de 2012, o BNDES mostrou queda de 10% no lucro, para 8,2 bilhões de reais. Muito pior foi o retorno de seu braço de participações em empresas, o BNDESPar — nessa divisão, o banco teve perda de 93% no retorno financeiro, que caiu de 4,3 bilhões, em 2011, para 300 milhões de reais, no ano passado.

Ajuda do tesouro

O BNDES atual começou a tomar forma em 2007. Não por coincidência foi o ano de início da presidência de Luciano Coutinho, economista da ala dos chamados “desenvolvimentistas” — e um dos arquitetos, por exemplo, da reserva de mercado no setor de informática no governo Sarney, que manteve o acesso dos brasileiros à tecnologia restrito a produtos defasados e caros até que o mercado fosse aberto, no governo Collor.