segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

Lista de Exercícios sobre Globalização

1. (Ufg 2013) Uma das características da globalização capitalista é a uniformização dos padrões de consumo. Para tanto, os shopping centers transformaram-se em espécies de templos, onde marcas de produtos de todo o mundo estão concentradas à disposição dos consumidores, aproximando os lugares e uniformizando costumes. A intensa publicidade das marcas distribuiu por outros centros comerciais essa nova forma e ampliou a padronização para camadas sociais mais baixas. Com base no exposto,
a) identifique o mecanismo comercial adotado no processo de globalização capitalista que possibilita que essa padronização se materialize;
b) cite dois elementos essenciais que contribuíram para esse processo de padronização.

2. (G1 - ifsp 2013) Na atualidade, a globalização econômica tem gerado, dentre outros, a
a) forte concentração das atividades industriais em regiões mais desenvolvidas
b) desconcentração espacial da pesquisa e do desenvolvimento tecnológico.
c) diminuição dos fluxos de capitais nos mercados financeiros internacionais.
d) redução dos monopólios que trazem prejuízos ao sistema capitalista.
e) formação de diversos blocos econômicos em todo o mundo.

3. (G1 - ifba 2012) Atualmente, seguindo a tendência já verificada em países desenvolvidos, ocorre um processo de desconcentração industrial no Brasil, a qual resulta, entre outros fatores, da:
a) Ocorrência e presença de trabalhadores bem qualificados para o setor industrial em todo o espaço geográfico brasileiro.
b) Existência de sindicatos consolidados na Região Sudeste e a aplicação das leis de proteção ambiental, que inviabilizam a implantação de novas indústrias nesta região.
c) Ocorrência e desenvolvimento da atividade industrial em todo o território brasileiro, diretamente relacionada à globalização da economia, uma vez que o capitalismo atual favorece em igualdade a reprodução das forças produtivas.
d) Concessão de incentivos fiscais, através da isenção de impostos, juros subsidiados ou dilatação dos prazos de pagamento dos empréstimos, oferecida pelos Estados, aliada aos baixos salários pagos a mão de obra local.
e) Ação do Estado, por meio de políticas de desenvolvimento regional e infraestrutura, que possibilita a melhoria dos salários, impedindo, deste modo, o desequilíbrio regional relacionado aos salários baixos pagos aos trabalhadores.

4. (G1 - cps 2012) Leia atentamente o texto e o relacione ao processo de globalização.
Fast food é um termo inglês que significa comida rápida. Esse tipo de alimentação, desenvolvida nos Estados Unidos, tem como característica principal a produção de lanches e acompanhamentos que, em geral, contêm elevado teor de gorduras saturadas.
As grandes cadeias de lanchonetes estadunidenses são as maiores representantes desse tipo de alimentação, que se espalhou pelo mundo a partir da década de 1970.

(http://www.suapesquisa.com/o_que_e/fast_food.htm Acesso em: 07.09.2011. Adaptado)

No mundo globalizado atual, é válido afirmar que o fenômeno do fast food
a) promove o surgimento de hábitos que atendem ao sistema de produção capitalista internacional.
b) difundiu a cultura alimentar estadunidense em outros países, pois sempre teve reconhecida preocupação com a qualidade nutritiva.
c) é uma cultura alimentar baseada na valorização dos hábitos alimentares tradicionais de vários povos.
d) baseia-se na dinamização da nova cozinha industrializada que supera e despreza as formas fordistas e tayloristas de produção.
e) diminuiu o papel da indústria e da agricultura no mundo, pois a globalização está cada vez mais baseada no setor de serviços e no marketing.

5. (Ufg 2011) A globalização como processo caracteriza-se pela difusão de tecnologias por meio de inúmeros recursos de comunicação, com a disseminação de padrões de consumo, a internacionalização da economia, a interação entre as nações e suas culturas e o acirramento das diferenças socioeconômicas e culturais. Um dos efeitos da globalização é a ampliação do número de migrantes que, embora existissem, cresceram muito nas últimas décadas. O fluxo da migração internacional direcionou-se sobremaneira aos países de rendimento elevado. Segundo o Relatório de Desenvolvimento Humano de 2004, em 1960, eram 76 milhões de migrantes; em 1990, esse número cresceu para 154 milhões e, em 2000, para 175 milhões. Tendo em vista o contexto em questão,

a) apresente uma causa que impulsiona a migração internacional e um impacto desse processo na vida dos migrantes;
b) apresente e explique um dos efeitos da migração internacional em um país subdesenvolvido.


Nenhum comentário: