terça-feira, 21 de maio de 2013

Diferenças entre brisa, vento, furacão e ciclone



ocê sabe a diferença entre um furacão, um tufão e um ciclone? Comumente pensamos que são mesma coisa. É comum que se confundam porque todos se parecem já que todos são relacionados com o vento, mas vão diferir muito na velocidade e nos danos que causam e por isso este aprendizado é importante.

Entenda o que é cada uma:

Ventos
Este é o começo de tudo. O vento, que todo mundo aprende na escola, é o ar em movimento. Este pode ser mais fraco em sua movimentação ou mais forte, mas não vai deixar de ser apenas vento. Como o ar se movimenta sempre não podemos dizer que não há vento, este pode ser mais fraco mas não vai deixar de existir.

O vento é mais importante do que se imagina para o homem. É ele que espalha as sementes e podem assim surgir novas árvores, eles limpam o ar levando o gás carbônico para longe e trazendo oxigênio puro, o que se chama de limpar o ar viciado, e ainda limpam a poluição de um espaço (infelizmente levando para outro).

Brisa
É um vento bem mais fraco que vem em direção do mar para o continente. Este fenômeno acontece nas áreas litorâneas de forma mais perceptível, já que podemos sentir e saber em que direção o vento está indo, se para o mar ou de volta dele.

Existem dois tipos de brisa: marítima e terrestre. Quando a brisa sopra para o mar dizemos que é marítima e quando o inverno do movimento acontece dizemos que ela é terrestre.

Furacão
Um furacão é um dos fenômenos mais interessantes que acontecem na Terra e chama bastante a atenção. Este é uma combinação de chuva e vento que causa um movimento intenso de rotação oceânico que possui ventos que podem chegar a 119 km/h, o que é o mesmo que 74 rpm.

Os furacões são mais comuns e intensos em regiões oceânicas tropicais. Na superfície do oceano formam-se espirais de ar voltadas para dentro do mar em sentido anti-horário. E sempre circulando como um twister.

Ciclone
Os ciclones são sistemas de baixa pressão que se desenvolvem nos trópicos no hemisfério sul e andam via mar ou terra com ventos com força de pelo menos 63 km/h em média, sempre girando no sentido horário. Os ventos do ciclone são fortes e geralmente acompanhados por uma tempestade, podendo levar uma casa consigo sem qualquer problema.

Entre eles as diferenças são notórias, se pensamos em fatores como a intensidade, região geográfica de ocorrência possível, e características do fenômeno.

Tornado


Fontes:
http://www.mariodeandrade.com.br/revistaeletronica/
http://dicascuriosidadesemais.blogspot.com.br/
www.veja.com.br
www.folhape.com.br
www.jc.com.br
http://www.educacao.cc/geografia/diferencas-entre-brisa-vento-furacao-e-ciclone/
http://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2013/05/entenda-o-que-os-cientistas-ja-sabem-sobre-formacao-de-tornados.html