terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Como calcular o fuso horário


O cálculo do fuso horário é muito simples, utiliza-se uma matemática muito básica, o único item necessário para o cálculo dos Fusos é uma mapa com os eixos do Mundo, como por exemplo o da imagem do artigo.

Agora vamos entender os fusos matematicamente, pois aí está o segredo pra fazer o cálculo. O mundo contém 24 eixos, cada eixo é representado por 15 Graus, e cada grau possuí 4 minutos, ou seja a cada 15 Graus é passada 1 hora, para mais ou para menos. Agora que nós sabemos quantos eixos possuem a Terra e quando vale cada Grau, vamos nos aprofundar. Cada eixo de 15 Graus a Leste é adicionada 1 hora ( + 1 ) e a cada 15 Graus a Oeste subtrai-se 1 hora ( - 1 ). Eixo zero é o de Londres ( Meridiano de Greenwich ), o Eixo do Brasil é o - 3, e os Eixos da Ásia ( e um pouco da Eurásia ) são os eixos 3, 4, 5 , 6, 7, 8, 9, 10, 11 e 12. Existem alguns eixos na Europa que por razões Político Econômicas ( Funcionamento da Bolsa de Valores por exemplo ) alguns fuso horários foram alterados.

DificuldadeFácil Instruções
1
Agora para calcular é bem simples, vamos usar como por exemplo, Brasil e Japão ( porém para qualquer país da Ásia a lógica é a mesma, só variando o Grau ), agora o Brasil está no horário de verão, então é necessário acrescentar uma hora, isso vale para todos os países que estiverem em horário de verão:

Brasil: -3 (menos 3 graus em relação ao Grau Zero, em Londres, Meridiano de Greenwich)
Japão: +9 (mais dez graus em relação ao Grau Zero)
Subtrai-se o menor do maior, negativo com negativo é positivo:

(-3) - 9 = 12 + 1 = 13 Fusos horários ( Porém nós estamos no horário de verão, então acrescentar uma hora )

Agora é só adicionar ou reduzir a número de horas, lembrando a Leste adiciona-se 1 hora, a Oeste subtrai-se 1 hora.

Eles estão a 13 Fusos horários de distância , ou seja 13 horas, vamos supor que em Brasília são 10 horas da manhã, em Tóquio são 9 horas da noite.

Essa não é a única forma de se calcular fuso horário, você pode usar várias formas, você pode até criar seu método, mas essa maneira é totalmente suficiente, pois é preciso entender que não existe diferença entre calcular o fuso horário da China, Itália, México ou Estados Unidos, se você entende a fórmula do fuso horário é possível calcular qualquer fuso. Se você não quer fazer cálculo existe um site com todos os fusos do mundo ( http://24timezones.com/hora_certa.php ).

Dicas de sites
Acesse World Time Clock & Map - Check Current Local Time Around the World